Estado de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Educação
Escola Estadual Marechal Rondon
Email:jna.ee.marechal.rondon@seduc.mt.gov.br
Fone: (66) 3566 5758
Projeto
´´Leitura e Produção de Textos``
Juína
2011
Curso : Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo- PITEC
Cursista: Darlene Corsi
Tutora: Edinéia Martins Buch
Cursista: Darlene Corsi
Tutora: Edinéia Martins Buch
Projeto Leitura e Produção de Textos
Área do conhecimento: Linguagem e suas tecnologias
Direção: Everaldo Dias Matteus
Coordenação pedagógica: Darlene Corsi
A ação da Coordenação Pedagógica frente ao projeto de leitura e produção de textos, se concretiza através de um processo mediador que favorece a construção de um ambiente democrático e participativo, onde se incentive a produção do conhecimento por meio da leitura e produção dos textos. Bem como orientando e incentivando os educadores na promoção de mudanças de atitudes e procedimentos relacionados ao habito da leitura e escrita. a fim de estimular a renovação e a melhoria do processo de ensino aprendizagem, visando à garantia do sucesso de todos os alunos.
Turmas e professores responsável
Matutino:
2ª fase A do 1º ciclo> profª Simone
3ª fase A do 1º ciclo> profª Arcilda
1ª fase A do 2º ciclo> profª Onorilza
2ª fase A do 2º ciclo> profª Rose
3ª fase A do 2º ciclo> profª Laura
1ª fase A do 3º ciclo> profº Antonio
2ª fase A do 3º ciclo> profª Hellen
3ª fase A do 3º ciclo> profª Katia
Vespertino:
1ª fase A do 1º ciclo> profª Neuza
1ª fase B do 2º ciclo> profª Ana Maria
2ª fase B do 2º ciclo> profª Maria Cleuza
3ª fase B do 2º ciclo> profº Adenilson
1ª fase A do 3º ciclo> profª Andreia
2ª fase A do 3º ciclo> profª Solange
Sumário
Identificação..........................................................................................4
Justificativa...........................................................................................5
Objetivo Geral.......................................................................................6
Objetivos Específicos.............................................................................6
Metodologia..........................................................................................7
Culminância do Projeto.........................................................................7
Referencial Bibliográfico.......................................................................8
I – IDENTIFICAÇÃO
1.1 – Identificação: E. E. Marechal Rondon
Rua Wilmar Peres de Farias s/n,
Setor Industrial
1.2 – Nome do Projeto: Leitura e Produção de Textos
1.3 – Área de atuação do projeto: Linguagem e suas tecnologias
II. Justificativa
“O homem é um ser que se criou ao criar uma linguagem. Pela palavra, o homem é uma metáfora de si mesmo.”
Octávio Paz.
Todas as pessoas são capazes de argumentar, de produzir, contar, descrever várias histórias usando a linguagem oral. Porém ao registrar essas habilidades por meio da escrita muitas vezes surge a apreensão. Com intuito de sanar dificuldades encontradas para expressar seus pensamentos e histórias contadas a Escola Marechal Rondon criou um projeto voltado a Literatura até então denominado Leitura e Produção de Textos. Este Projeto privilegia a leitura e a pesquisa para desencadear atividades deflagradoras da produção textual e do aumento da bagagem cultural de toda a comunidade escolar.
O Projeto surgiu da necessidade de transformar o ato passivo frente ao texto em atividade participativa de criação e tornar os estudantes leitores competentes e que tenham condições de utilizar os variados recursos existentes na escola e fora dela para a realização deste projeto no qual a literatura “literalmente” sai da casca, reunindo a palavra escrita a leitura e a imagem.
Na Escola Marechal Rondon este projeto terá continuidade obtendo resultados como a publicação de coletânea de textos produzidos pelos alunos em um livro.
Com base na criatividade e na construção do conhecimento no processo ensino-aprendizagem, neste projeto a produção dos alunos devem ser vistas como ponto de partida para transformações, para que possam juntos construir sua visão e linguagem própria de novos conhecimentos a partir daqueles que já existem. Por isso concordamos com Vygotsk quando diz que ´´é na linguagem que o sujeito mediante as intervenções sociais com os outros sujeitos planeja suas ações, reflete, representa e significa a realidade.
III. Objetivo Geral
Motivar o aluno à prática da leitura literária, aproximando-o também das demais artes; incentivando a criação de sua literatura, tanto em prosa como em versos e extravasar talento e imaginação.
IV. Objetivos Específicos
Ø Propiciar ao aluno fazer uma leitura proveitosa de textos literários, extraindo deles tanto conteúdos para reflexão como o prazer estético que lhes é próprio.
Ø Conhecer o contexto histórico do período estudado assim como as obras dos autores mais relevantes, procurando analisar o estilo, o potencial semântico dos vocábulos, entre outros.
Ø Suscitar no aluno o apreço pela leitura, estimulando sua produção textual.
Ø Instigar a criação das diversas linguagens: verbal e não-verbal.
V. Metodologia
A Escola Marechal Rondon possibilita através desse projeto a integração entre os professores, a Biblioteca, e a Informática, onde os alunos vão fazer a leitura de um livro na escola (escolha do livro orientação dos professores com a bibliotecária) (sugestão: 30 minutos diários), finalizando a leitura terão que preencher uma fixa respondendo algumas questões referente ao livro lido. Em aulas planejadas farão a socialização com a turma da leitura (onde serão avaliados na oralidade, compreensão da leitura e outros);
Finalizado a etapa da leitura, da se o inicio na produção escrita, o aluno vai produzir textos referente a sua leitura / sua vida familiar, desses testos serão selecionado um para ser digitado pelo aluno onde a técnica do laboratório acompanhará dando orientações básicas. Após a revisão do texto pelo professor responsável da turma, será entregue uma copia imprensa e outra digital para a coordenação pedagógica.
O Projeto Leitura e Produção de Textos faz parte do Projeto Político Pedagógico da Escola. Desenvolver-se-á durante o ano letivo, e sua culminância acontecerá no final do 4º bimestre.
Através da interdisciplinaridade das disciplinas da área de Linguagem deve-se utilizar diversos meios para que o aluno adquira os conhecimentos esperados. Entre os meios utilizados pode-se citar; exposição oral, filmes que abordam a temática, leitura de obras literárias, pesquisa.
VI. Culminância do Projeto
É proposta para a culminância do Projeto Leitura e Produção de Textos: recital de poesias, apresentações de paródias, literatura de cordel, música, manifestações culturais de autoria dos próprios estudantes, publicação dos textos produzidos pelos alunos em revistas, jornais e sites, apresentações de peças de teatro, exposição de trabalhos em salas temáticas, entre outros.
VII. Referencial Bibliográfico
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. "Língua Portuguesa”. Brasília. Mec/Self, 1997.
RAÍZES e ASAS, Projeto de Escola. Coordenação Geral: CENPEC. Centro de Estudos e Pesquisas em Educação. Cultura e Ação Comunitária.
ESCOLA CICLADA DE MATO GROSSO: “novos tempos e espaços para ensinar, aprender e sentir, ser e fazer”. Secretaria de Estado de Educação. Cuiabá, 2001.