DARLENE CORSI

quarta-feira, 28 de julho de 2010



No dia 02 de julho 2010 – participei da formação sala de professor do Ceja Alternativo, onde tivemos 8 (oito) horas de estudo, contando com a participação dos três grupos de formação, no período matutino participaram 60 (sessenta) profissionais da educação, e no período vespertino tivemos 53 participante. Foi conduzido o estudo das orientações curriculares da EJA através de leitura na plenária, no decorrer dos debate tive a oportunidade de explicar que na primeira e segunda parte do documento contem as legislações e os teóricos que fundamenta e normatiza esse documento, bem como as citações dos teóricos.

Os participante questionaram que fala no documento da autonomia da escola, mas que na verdade esse termo não passa de discurso, nesse momento preferimos a seguinte fala: para que se concretize essa autonomia nas escolas é preciso desenvolver propostas curriculares condizente com a realidade da comunidade escolar, e que essa proposta (projeto) esteja amparada no PPP, porque se cobra muito essa autonomia mas as escolas não registra a maior parte das atividades pedagógica que desenvolve, e com isso fica difícil de ter um respaldo legal. Os professores Gustavo e Djalma questionaram o termo citado citado por Gramsci “escola desinteressada”, falando que é contraditório porque logo em seguido o documento afirma que deve usar o conhecimento dos educandos voltado para o trabalho; nessa oportunidade afirmei que essa metodologia da construção da rede de conhecimento tecida através do saber vivenciado dos alunos com os conteúdos sistematizado possibilita maior compreensão do educando. Na parte do documento relativo ao número de estudante por turma, onde esta posto que no 1º segmento até 30 alunos por turma, a professora Constância critica que é um número muito grande, pois esses alunos precisa de atendimento individualizado, e é humanamente impossível um professor conseguir atender individualmente uma turma com trinta alunos; nesse momento sugeri que fosse elaborado uma preposição referente a essa questão com uma justificativa coerente para ser encaminhada ao seminário municipal. Foi apresentado duvidas e questionamentos referente ao aluno ingressar na EJA na 3ª fase do 2º segmento com 14 anos e na 3ª fase do ensino médio com 17 anos; nessa oportunidade esclarecemos as duvidas a contento. Nessa formação a participação dos profissionais da educação foi mais a titulo de duvida, que na oportunidade conseguimos esclarecer, foram muito poucas as preposições no sentido de acréscimo ou alteração do documento.

Juina 05/07/2010