DARLENE CORSI

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Nos dias 28 e 29 de setembro de 2010 realizamos formação continuada em Guariba distrito de Colniza, onde participaram das atividades 50 profissionais da educação daquela localidade e do distrito de Três Fronteiras, onde trabalhamos o tema “A Importância da Formação Continuada para o professor ”, onde o texto apresentado em forma de slides chamou a atenção para uma reflexão: nas Formações Continuadas o professor tem a oportunidade de ressignificar suas próprias praticas pedagógicas, (através do dialogo), e que esse diálogo na sala do professor - oferece estratégias didáticas mais adequadas e focadas em necessidades reais de aprendizagem. Após o intervalo realizamos uma oficina com os temas: 1º ”A sala de aula como espaço de vivencia e aprendizagem”, 2º “A Observação”, 3º “O Registro”. Onde no primeiro grupo foram dramatizado duas aulas a partir de uma noticia do jornal: as aulas foram organizadas com estratégia metodológica diferente. Na 1ª os alunos são meros receptores “passivos” e a professora transmissora (reproduz a noticia), e na 2ª aula alunos e professora percorreram juntos um cominho de construção e expressão de conhecimento, compartilhando experiências e saberes, a professora dando-lhes voz e intervindo em seu modo de pensar, através de perguntas e informações. Na discussão dialogamos que transformar a sala de aula num espaço de reflexão, de pensamento, nem sempre é uma tarefa fácil. Entretanto, como queremos formar cidadãos críticos e atuantes, não podemos esquecer que, provavelmente, a EJA é o único espaço na vida desses alunos onde a pratica de pensar de forma organizada tem lugar. O segundo grupo apresenta o tema através de uma dramatização onde demonstraram a  importância da observação, e que ela tem as funções de conhecer cada vez mais quem são os alunos e a relação deles com a realidade da qual fazem parte, conhecer para avaliar e planejar as ações educativas que irão acontecer. O terceiro grupo relatou a importância do registro na pratica pedagógica do professor, como instrumento de aperfeiçoamento do seu trabalho. Os participantes demonstraram interesse pelos temas abordados, participaram das oficinas ativamente e fizeram vários relatos que retrataram suas angústias profissionais, os problemas enfrentados e suas conquistas.