DARLENE CORSI

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Nos dias 28 e 29 de setembro de 2010 realizamos formação continuada em Guariba distrito de Colniza, onde participaram das atividades 50 profissionais da educação daquela localidade e do distrito de Três Fronteiras, onde trabalhamos o tema “A Importância da Formação Continuada para o professor ”, onde o texto apresentado em forma de slides chamou a atenção para uma reflexão: nas Formações Continuadas o professor tem a oportunidade de ressignificar suas próprias praticas pedagógicas, (através do dialogo), e que esse diálogo na sala do professor - oferece estratégias didáticas mais adequadas e focadas em necessidades reais de aprendizagem. Após o intervalo realizamos uma oficina com os temas: 1º ”A sala de aula como espaço de vivencia e aprendizagem”, 2º “A Observação”, 3º “O Registro”. Onde no primeiro grupo foram dramatizado duas aulas a partir de uma noticia do jornal: as aulas foram organizadas com estratégia metodológica diferente. Na 1ª os alunos são meros receptores “passivos” e a professora transmissora (reproduz a noticia), e na 2ª aula alunos e professora percorreram juntos um cominho de construção e expressão de conhecimento, compartilhando experiências e saberes, a professora dando-lhes voz e intervindo em seu modo de pensar, através de perguntas e informações. Na discussão dialogamos que transformar a sala de aula num espaço de reflexão, de pensamento, nem sempre é uma tarefa fácil. Entretanto, como queremos formar cidadãos críticos e atuantes, não podemos esquecer que, provavelmente, a EJA é o único espaço na vida desses alunos onde a pratica de pensar de forma organizada tem lugar. O segundo grupo apresenta o tema através de uma dramatização onde demonstraram a  importância da observação, e que ela tem as funções de conhecer cada vez mais quem são os alunos e a relação deles com a realidade da qual fazem parte, conhecer para avaliar e planejar as ações educativas que irão acontecer. O terceiro grupo relatou a importância do registro na pratica pedagógica do professor, como instrumento de aperfeiçoamento do seu trabalho. Os participantes demonstraram interesse pelos temas abordados, participaram das oficinas ativamente e fizeram vários relatos que retrataram suas angústias profissionais, os problemas enfrentados e suas conquistas.

sábado, 18 de setembro de 2010


Nos dias 13 a 16 – Participei da formação  para  os professores, coordenadores, diretores e formadores da EJA dos CEFAPROs  responsáveis pelas unidades selecionadas para participarem deste encontro.  Este momento contou com a participação dos Consultores do MEC. São 5 unidades escolar  de Mato Grosso que participarão  da experimentação, ou melhor dizendo, do  processo de testagem do EMEJA: Água Boa – Escola 09 de Julho- Professora Formadora: Edilene;  (Ciências Humanas e Natureza); Cuiabá – CEJA José de Mesquita- Professor  Formador:  Kleber; (Matemática e Linguagens); Juína – CEJA Alternativo – Professora Formadora: Darlene; (Linguagens e Matemática); Lucas do Rio Verde – CEJA José de Alencar – Professora Formadora: Teofanis; (Linguagens e Natureza); Pontes de Lacerda – CEJA CEJA de Agosto; (Ciências Humanas e Linguagens ). É um projeto piloto  para a oferta do Ensino Médio EJA na  metodologia  a distancia ,  que o MEC por meio da coordenadoria do Ensino a distancia estará implantando  a partir do ano de 2011,  no qual o estado de Mato Grosso é um dos parceiros, com o objetivo de expandir e democratizar a oferta do Ensino aos Jovens e Adultos,  valendo das estratégias e recursos da EAD, que permitirá uma organização de tempos, espaços e metodologias educacionais que sejam adequadas as diferentes características e condições de estudo para o publico da EJA. Dessa forma, estaremos fomentando tanto o ingresso como a permanência no sentido de garantir a conclusão do Ensino para muitos, e Jovens que não possuem condições de freqüentar diariamente uma unidade escolar e, ao mesmo tempo proporcionar por meio de uma proposta pedagógica a integração entre a formação humana, a social científica e a iniciação ao mundo do trabalho.
Professora Formadora da EJA Darlene

sábado, 4 de setembro de 2010

NOS DIAS 26 E 27 DE AGOSTO REALIZAMOS FORMAÇÃO CONTINUADA EM JURUENA.



Realizamos a Formação nos grupos de trabalho organizados por áreas de conhecimento. No GT de linguagem contou com 15 participante, no GT de ciências da natureza 11 participante e no GT de ciências humanas contamos com 08 participantes. Iniciamos as atividades com uma dinâmica de apresentação, onde cada participante se apresentava e falava um pouco de sua experiência com a EJA, em seguido assistimos um depoimento de um ex aluno sobre seu fracasso escolar através de um vídeo com o titulo: “Escola Gerando Trauma”, propiciando muitas discussões e relatos de experiências vivenciadas em sala de aula com a EJA e no ciclo de formação humana. Conduzimos o debate argumentando que é fundamental que nos educadores estejamos ancorados na historia de vida dos alunos e particularmente que a educação esteja contribuindo para superação dos problemas existencial vivido por cada educando, isso é fundamental para reter o aluno na escola, porque ele vai perceber que a educação é momento de sua vida e que os seus problemas estão sendo considerado. Na seqüência trabalhamos o tema “A Importância da Formação Continuada para o professor ”, onde o texto apresentado em forma de slides chamou a atenção para uma reflexão: nas Formações Continuadas o professor tem oportunidade de ressignificar suas próprias praticas pedagógicas, (através do dialogo), e que esse diálogo na sala do professor - oferece estratégias didáticas mais adequadas e focadas em necessidades reais de aprendizagem. Após o intervalo realizamos uma oficina com o tema: ”A sala de aula como espaço de vivencia e aprendizagem” onde foram apresentado duas aulas a partir de uma noticia do jornal: as aulas foram organizadas com estratégia metodológica diferente. Na 1ª os alunos são meros receptores “passivos” e a professora transmissora (reproduz a noticia), e na 2ª aula alunos e professora percorreram juntos um cominho de construção e expressão de conhecimento, compartilhando experiências e saberes, a professora dando-lhes voz e intervindo em seu modo de pensar, através de perguntas e informações. Na discussão dialogamos que transformar a sala de aula num espaço de reflexão, de pensamento, nem sempre é uma tarefa fácil. Entretanto, como queremos formar cidadãos críticos e atuantes, não podemos esquecer que, provavelmente, a EJA é o único espaço na vida desses alunos onde a pratica de pensar de forma organizada tem lugar.Os participantes demonstraram interesse pelos temas abordados, participaram das oficinas ativamente e fizeram vários relatos que retrataram suas angústias profissionais, os problemas enfrentados e suas conquistas.

Formadora da EJA Darlene Corsi

Juina 30 de agosto 2010.

quarta-feira, 28 de julho de 2010



No dia 02 de julho 2010 – participei da formação sala de professor do Ceja Alternativo, onde tivemos 8 (oito) horas de estudo, contando com a participação dos três grupos de formação, no período matutino participaram 60 (sessenta) profissionais da educação, e no período vespertino tivemos 53 participante. Foi conduzido o estudo das orientações curriculares da EJA através de leitura na plenária, no decorrer dos debate tive a oportunidade de explicar que na primeira e segunda parte do documento contem as legislações e os teóricos que fundamenta e normatiza esse documento, bem como as citações dos teóricos.

Os participante questionaram que fala no documento da autonomia da escola, mas que na verdade esse termo não passa de discurso, nesse momento preferimos a seguinte fala: para que se concretize essa autonomia nas escolas é preciso desenvolver propostas curriculares condizente com a realidade da comunidade escolar, e que essa proposta (projeto) esteja amparada no PPP, porque se cobra muito essa autonomia mas as escolas não registra a maior parte das atividades pedagógica que desenvolve, e com isso fica difícil de ter um respaldo legal. Os professores Gustavo e Djalma questionaram o termo citado citado por Gramsci “escola desinteressada”, falando que é contraditório porque logo em seguido o documento afirma que deve usar o conhecimento dos educandos voltado para o trabalho; nessa oportunidade afirmei que essa metodologia da construção da rede de conhecimento tecida através do saber vivenciado dos alunos com os conteúdos sistematizado possibilita maior compreensão do educando. Na parte do documento relativo ao número de estudante por turma, onde esta posto que no 1º segmento até 30 alunos por turma, a professora Constância critica que é um número muito grande, pois esses alunos precisa de atendimento individualizado, e é humanamente impossível um professor conseguir atender individualmente uma turma com trinta alunos; nesse momento sugeri que fosse elaborado uma preposição referente a essa questão com uma justificativa coerente para ser encaminhada ao seminário municipal. Foi apresentado duvidas e questionamentos referente ao aluno ingressar na EJA na 3ª fase do 2º segmento com 14 anos e na 3ª fase do ensino médio com 17 anos; nessa oportunidade esclarecemos as duvidas a contento. Nessa formação a participação dos profissionais da educação foi mais a titulo de duvida, que na oportunidade conseguimos esclarecer, foram muito poucas as preposições no sentido de acréscimo ou alteração do documento.

Juina 05/07/2010

domingo, 14 de março de 2010

SER MULHER!!


Ser Mulher…
Ser mulher é viver mil vezes em apenas um vida, é lutar por causas perdidas e sempre sair vencedora, é estar antes do ontem e depois do amanhã, é desconhecer a palavra recompensa apesar dos seus atos.
Ser mulher é caminhar na dúvida cheia de certezas, é correr atrás das nuvens num dia de sol e alcançar o sol num dia de chuva.
Ser mulher é chorar de alegria e muitas vezes sorrir com tristeza, é cancelar sonhos em prol de terceiros, é acreditar quando ninguém mais acredita, é esperar quando ninguém mais espera.
Ser mulher é identificar um sorriso triste e uma lágrima falsa, é ser enganada e sempre dar mais uma chance, é cair no fundo do poço e emergir sem ajuda.
Ser mulher é estar em mil lugares de uma só vez, é fazer mil papéis ao mesmo tempo, é ser forte e fingir que é frágil pra ter um carinho.
Ser mulher é se perder em palavras e depois perceber que se encontrou nelas, é distribuir emoções que nem sempre são captadas.
Ser mulher é comprar, emprestar, alugar, vender sentimentos, mas jamais dever, é construir castelos na areia, vê-los desmoronados pelas águas e ainda assim amá-las.
Ser mulher é saber dar o perdão, é tentar recuperar o irrecuperável, é entender o que ninguém mais conseguiu desvendar.
Ser mulher é estender a mão a quem ainda não pediu, é doar o que ainda não foi solicitado.
Ser mulher é não ter vergonha de chorar por amor, é saber a hora certa do fim, é esperar sempre por um recomeço.
Ser mulher é ter a arrogância de viver apesar dos dissabores, das desilusões, das traições e das decepções.
Ser mulher é ser mãe dos seus filhos e dos filhos dos outros e amá-los igualmente.
Ser mulher é ter confiança no amanhã e aceitação pelo ontem, é desbravar caminhos difíceis em instantes inoportunos e fincar a bandeira da conquista.
Ser mulher é entender as fases da lua por ter suas própria fases. É ser “nova” quando o coração está a espera do amor, ser “crescente” quando o coração está se enchendo de amor, ser “cheia” quando ele já está transbordando de tanto amor e “minguante” quando esse amor vai embora.
Ser mulher é hospedar dentro de si o sentimento de perdão, é voltar no tempo todos os dias e viver por poucos instantes coisas que nunca ficaram esquecidas.
Ser mulher é cicatrizar feridas de outros e inúmeras vezes deixar as suas próprias feridas sangrando.
Ser mulher é ser princesa aos 20, rainha aos 30, imperatriz aos 40 e especial a vida toda.
Ser mulher é conseguir encontrar uma flor no deserto, água na seca e labaredas no mar.
Ser mulher é chorar calada as dores do mundo e em apenas um segundo já estar sorrindo.
Ser mulher é subir degraus e se os tiver que descer não precisar de ajuda, é tropeçar, cair e voltar a andar.
Ser mulher é saber ser super-homem quando o sol nasce e virar cinderela quando a noite chega.
Ser mulher é acima de tudo um estado de espírito, é ter dentro de si um tesouro escondido e ainda assim dividi-lo com o mundo.

"Obrigado por ser uma MULHER................ Darlene"

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

DIA DOS PROFESSORES

Poema aos “PROFESSORES”
A alegria não chega apenas no encontro do achadomas faz parte do processo da buscaEnsinar e aprendernão pode dar-se fora da procurafora da bonitezae da alegriagente miúdamas gente em processo de buscagente formando-secrescendo...é com gente que lido...não com coisase porque lido com gentenão devo negar a quem sonhao direito de sonhar
Paulo Freire
Abraços a todos os professores!!
Com Carinho Darlene.

sábado, 3 de outubro de 2009



NOS DIAS 27, 29 E 29/08/2009 realizamos FORMAÇAO no município de Colniza para os professores, onde no GT da EJA trabalhei os seguintes temas:
Iniciei com uma mensagem “A Canoa “de Paulo Freire, em seguida as apresentações, onde fiquei bastante surpresa com os depoimentos. Ao termino das apresentações iniciei uma contextualização da EJA de forma oral e dialogada . Em seguida um breve histórico da EJA da década de 30 a atualidade. (Intervalo).
Retornamos com uma musica “Escola Errada” do Gabriel o Pensador, momento de reflexão e dialoga. Na seqüência “Trabalhar na EJA: desafios e perspectivas”. Encerramos as atividades com um depoimento de um aluno: ”Escola Gerando trauma”, onde ocorreram diversas discussões e depoimentos dos professores.
Para surpresa minha a maioria dos professores estão trabalhando o primeiro ano na EJA, não conhece nem as nomenclaturas por exemplos: supletivos, EJA. Demonstraram muito interesses em conhecer a contextualização de EJA. Cobraram copias impressas dos conteúdos apresentado nos slides, e dos que indiquei para leitura
No GT de Ciências Humanas e suas Tecnologias, após as leituras das temáticas direcionadas pelo profº Eurismar, tive oportunidade de contribuir em vários momentos, pois estávamos falando de praticas pedagógicas vivenciadas. Também tive oportunidade de ministrar a oficina com o auxilio do profº Eurismar, onde trabalhamos na pratica planejamento Integrado na área. Sendo que tivemos quatro grupos com os seguintes temas:
1° grupo – tragédia “Torre Gemes”,
2º grupo – filme “O Ultimo dos Moicanos”,
3º grupo – musica “O Reino Encantado”,
4º grupo – “Biodiesel no Guariba”.
Esses grupos apresentaram a forma que trabalharia essas temáticas nas disciplinas de Historia, Geografia, Filosofia e Sociologia, demonstrando ótimo desempenho e segurança em suas falas.
Professora formadora: Darlene Corsi.
Juina – MT 31/08/2009

sábado, 16 de maio de 2009





A Escola de Samba da 3ª Idade apresenta os capetinhas e as anginhas.
CONCLUSÃO

Ao finalizar esta breve retrospectiva das atividades realizadas, verificamos que muito está sendo feito para melhoria do clima organizacional, buscando promover ambiente saudável, acolhedor e motivador, visando elevar a auto-estima e manter os alunos envolvidos com a produção do conhecimento.
Ainda resta um longo caminho a percorrer em busca da melhoria da qualidade de ensino para os alunos da EJA.
Com base nas experiências vivenciadas e projetos significativos a Equipe ALTERNATIVA está trabalhando coesa, para que Nossa Escola continue sendo uma extensão de Nossa Casa.

terça-feira, 24 de março de 2009

PROJETO TEMÁTICO
TEMA:
A FAMILI – 1º BIMESTRE
SUB – TEMAS:
IDENTIDADE
MORADIA
· AS PESSOAS QUE FAZ PARTE DA MINHA FAMÍLIA,
· A TRADIÇÃO DA MINHA FAMÍLIA;
· O MEU RELACIONAMENTO FAMILIAR.

JUSTIFICATIVA:
Com esse tema e subtema advem a reflexão sobre quem sou eu? Pois a construção da identidade é um processo permanente, porém de difícil contemplação da resposta, sendo assim acreditamos que as atividades propostas possibilitarão aos alunos adquirem o conhecimento de si mesmo, considerando todos os segmentos a ele relacionados, onde o aluno deverá sentir-se bem, percebendo que possui um nome, uma identidade, uma família, e que o mesmo faz parte de um conjunto de pessoas, em sua própria casa, na escola, e na sociedade. Onde se comunicam e se interagem indo e vindo de diferentes lugares, participando de diferentes manifestações culturais.
As atividades serão organizadas e planejadas de acordo com o tempo e espaço, respeitando a diversidade e a individualidade de cada aluno possibilitando a construção da identidade das relações com o meio, de forma lúdica, sempre estimulando a auto-estima e reafirmando importância de suas ações para um mundo melhor.
OBJETIVO GERAL
Valorizar a história do aluno, estimulando conhecimento de mundo que possui, proporcionando meios para socializar-se no ambientes em que ele está inserido.
OBJETIVOS ESPECIFICOS DAS AREAS DE CONHECIMENTO

sexta-feira, 14 de novembro de 2008


O Ceja Aliternetiva conta com a participação dos alunos em todas todas as atividades. E os funcionário estão a todo vopor para ajudar o gestor a organizar o Centro.

terça-feira, 8 de julho de 2008







Nos dias 03 e 04/07/2008, foi realizada a Festa Julina da escola Alternativa, digo CEJA Alternativo. Foi muito legal, contamos com a participação de comunidade e dos funcionários, que se divertiram pra vale, ate casamento com direito a padre e tudo mais que imaginar.








quinta-feira, 19 de junho de 2008




Você sabe o que é análise de conjuntura?? Digamos que é...


"A análise de conjuntura é uma mistura de conhecimento e descoberta, é uma leitura especial da realidade e que se faz sempre em função de alguma necessidade ou interesse. Nesse sentido, não há análise de conjuntura neutra, desinteressada: ela pode ser objetiva, mas estará sempre relacionada a uma determinada visão do sentido e do rumo dos acontecimentos".


quinta-feira, 12 de junho de 2008



Só por hoje ...

Hoje não dá pra dizer

O que dizemos nas brigas,

Nem dar atenção a intrigas

Que venham nos abater.

Hoje não dá pra falar dos defeitos que enxergamos,

Dos outros que nós amamos, nem podemos comparar.

Hoje provamos da paz, deixamos danos largados.

Ressentimento fugaz

Mandamos para outros lados.

Vivamos o que nos traz

O Dia dos Namorados!

quarta-feira, 28 de maio de 2008

COMO ESTÁ A COMUNICAÇÃO NO CEJA ALTERNATIVO?



Por falar em comunicação, vamos dar exemplo de como podemos ser claros em nossas comunicações.

Todo mundo sabe que para comunicar é preciso falar ou escrever. É verdade que existem outras formas de linguagem, como a linguagem corporal, a do teatro, a da música e outras mais. Mas, no dia-a-dia, a forma de linguagem mais conhecida se concretiza em palavras, faladas ou escritas. As palavras são as portas de entrada da nossa comunicação. Sim, podem ser portas. Mas, uma porta pode estar aberta ou trancada. Pior ainda, as palavras, mais do que portas trancadas podem ser uma parede, um muro ou uma verdadeira muralha para impedir a entrada de quem quer que seja. Para impedir a compreensão da nossa mensagem.
A compreensão de uma frase é inversamente proporcional ao seu tamanho. Quanto mais longa a frase, mais difícil é sua compreensão. Quanto mais longa, mais gente desistirá de lê-la e ficará no meio do caminho. É possível dividir cada frase longa em duas, quatro ou cinco frases.
Tudo isso sem cair no erro de empobrecer, de “nivelar por baixo”. Ao contrário, facilita-se a compreensão, sem deixar de lado nenhum conceito. Simplesmente clareia-se o que era incompreensível.

domingo, 25 de maio de 2008

Os Seminários e Cursos que participamos em Cuiabá, são de grande valor intelectual no que se diz respeito as metodologias do Ceja, mas são também de grande valor nutritivo. Veja só o café da manhã.

sexta-feira, 4 de abril de 2008



ESCOLA ALTERNATIVA
UMA ESCOLA CIDADÃ

A Escola Estadual Alternativa é uma escola especial por atender exclusivamente alunos Jovens e Adultos. Hoje a escola conta com aproximado 1800 alunos matriculados, o que demonstra a responsabilidade e a importância do trabalho desenvolvido com a EJA.
Esta clientela, historicamente marginalizada encontra nesta escola um ambiente favorável para o resgate de sua cidadania através da construção de conhecimentos úteis para sua vida pessoal e do mundo do trabalho.
Os alunos da EJA, em sua maioria trazem para escola uma carga negativa de preconceitos e frustrações em experiências vivenciadas.
É notório que um dos fatores para superação destas frustrações e o resgate da auto-estima destes alunos se dá pelo envolvimento em atividades/projetos integradores e que tenham significado para suas vidas. Desta forma a participação e integração dos alunos em atividades diversificadas é fator essencial para romper barreiras de preconceitos, elevando a auto-estima e a capacidade de produzir mais e melhor.
Esta Escola tradicionalmente vem desenvolvendo três grandes projetos que dão suporte as diferentes áreas, fazendo abordagem aos temas transversais presente no dia a dia destes alunos-cidadãos.

A EscolaEstadual Alternativa em 2008 passa por um redimencionamento do qual será denominado: "CEJA Alternativo" Centro de Educação de Jovens e Adultos.

1) Projeto Meio Ambiente – Tendo como “carro chefe” a área de Ciências Naturais, este projeto se desdobra em sub-temas que são estudados pelos alunos e orientados pelos professores e apresentados em uma grande feira artística/cultural. Muitas ações foram realizadas a partir deste projeto: distribuição de sacolinhas coletoras para motoristas, distribuição de mudas de árvores, conscientização dos feirantes sobre utilização de agrotóxicos, distribuição de mudas de plantas medicinais, compostagem lixo orgânico, campanha de arrecadação de lixo altamente poluente (garrafas peti e plástico branco), divulgação de matéria nos meios de comunicações, legislação ambiental, coleta seletiva de lixo, campanha de verificação qualidade da água em poços comuns – cisternas, caminhada ecológica.

Projeto Festa do Folclore (FESFOLA) – Conta com o envolvimento de todos e busca resgatar, valorizar a cultura e tradições a partir dos alunos, atingindo a comunidade, estados, regiões e país. A área de Ciências Sociais toma a frente neste Projeto. Após o estudo/pesquisa foram realizadas atividades de degustação de iguarias, pratos típicas, bebidas das diversas regiões brasileiras. Houve grande envolvimento e diversidade de pratos típicos. No encerramento do projeto aconteceram apresentações artísticas/culturais em que a Comunidade participou ativamente.



Projeto Semana Literária – O projeto da Semana Literária, cujo projeto ganha suporte dos profissionais da área de Linguagem. Durante o período que antecede a culminância são desenvolvidas atividades de pesquisa, gincanas, mural para recados – poesias e tantas outras atividades. No fechamento do Projeto será mostrado à Comunidade, através de apresentações artísticas e culturais uma síntese do conhecimento referente ao tema estudado.