DARLENE CORSI

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

DIA DOS PROFESSORES

Poema aos “PROFESSORES”
A alegria não chega apenas no encontro do achadomas faz parte do processo da buscaEnsinar e aprendernão pode dar-se fora da procurafora da bonitezae da alegriagente miúdamas gente em processo de buscagente formando-secrescendo...é com gente que lido...não com coisase porque lido com gentenão devo negar a quem sonhao direito de sonhar
Paulo Freire
Abraços a todos os professores!!
Com Carinho Darlene.

sábado, 3 de outubro de 2009



NOS DIAS 27, 29 E 29/08/2009 realizamos FORMAÇAO no município de Colniza para os professores, onde no GT da EJA trabalhei os seguintes temas:
Iniciei com uma mensagem “A Canoa “de Paulo Freire, em seguida as apresentações, onde fiquei bastante surpresa com os depoimentos. Ao termino das apresentações iniciei uma contextualização da EJA de forma oral e dialogada . Em seguida um breve histórico da EJA da década de 30 a atualidade. (Intervalo).
Retornamos com uma musica “Escola Errada” do Gabriel o Pensador, momento de reflexão e dialoga. Na seqüência “Trabalhar na EJA: desafios e perspectivas”. Encerramos as atividades com um depoimento de um aluno: ”Escola Gerando trauma”, onde ocorreram diversas discussões e depoimentos dos professores.
Para surpresa minha a maioria dos professores estão trabalhando o primeiro ano na EJA, não conhece nem as nomenclaturas por exemplos: supletivos, EJA. Demonstraram muito interesses em conhecer a contextualização de EJA. Cobraram copias impressas dos conteúdos apresentado nos slides, e dos que indiquei para leitura
No GT de Ciências Humanas e suas Tecnologias, após as leituras das temáticas direcionadas pelo profº Eurismar, tive oportunidade de contribuir em vários momentos, pois estávamos falando de praticas pedagógicas vivenciadas. Também tive oportunidade de ministrar a oficina com o auxilio do profº Eurismar, onde trabalhamos na pratica planejamento Integrado na área. Sendo que tivemos quatro grupos com os seguintes temas:
1° grupo – tragédia “Torre Gemes”,
2º grupo – filme “O Ultimo dos Moicanos”,
3º grupo – musica “O Reino Encantado”,
4º grupo – “Biodiesel no Guariba”.
Esses grupos apresentaram a forma que trabalharia essas temáticas nas disciplinas de Historia, Geografia, Filosofia e Sociologia, demonstrando ótimo desempenho e segurança em suas falas.
Professora formadora: Darlene Corsi.
Juina – MT 31/08/2009

sábado, 16 de maio de 2009





A Escola de Samba da 3ª Idade apresenta os capetinhas e as anginhas.
CONCLUSÃO

Ao finalizar esta breve retrospectiva das atividades realizadas, verificamos que muito está sendo feito para melhoria do clima organizacional, buscando promover ambiente saudável, acolhedor e motivador, visando elevar a auto-estima e manter os alunos envolvidos com a produção do conhecimento.
Ainda resta um longo caminho a percorrer em busca da melhoria da qualidade de ensino para os alunos da EJA.
Com base nas experiências vivenciadas e projetos significativos a Equipe ALTERNATIVA está trabalhando coesa, para que Nossa Escola continue sendo uma extensão de Nossa Casa.

terça-feira, 24 de março de 2009

PROJETO TEMÁTICO
TEMA:
A FAMILI – 1º BIMESTRE
SUB – TEMAS:
IDENTIDADE
MORADIA
· AS PESSOAS QUE FAZ PARTE DA MINHA FAMÍLIA,
· A TRADIÇÃO DA MINHA FAMÍLIA;
· O MEU RELACIONAMENTO FAMILIAR.

JUSTIFICATIVA:
Com esse tema e subtema advem a reflexão sobre quem sou eu? Pois a construção da identidade é um processo permanente, porém de difícil contemplação da resposta, sendo assim acreditamos que as atividades propostas possibilitarão aos alunos adquirem o conhecimento de si mesmo, considerando todos os segmentos a ele relacionados, onde o aluno deverá sentir-se bem, percebendo que possui um nome, uma identidade, uma família, e que o mesmo faz parte de um conjunto de pessoas, em sua própria casa, na escola, e na sociedade. Onde se comunicam e se interagem indo e vindo de diferentes lugares, participando de diferentes manifestações culturais.
As atividades serão organizadas e planejadas de acordo com o tempo e espaço, respeitando a diversidade e a individualidade de cada aluno possibilitando a construção da identidade das relações com o meio, de forma lúdica, sempre estimulando a auto-estima e reafirmando importância de suas ações para um mundo melhor.
OBJETIVO GERAL
Valorizar a história do aluno, estimulando conhecimento de mundo que possui, proporcionando meios para socializar-se no ambientes em que ele está inserido.
OBJETIVOS ESPECIFICOS DAS AREAS DE CONHECIMENTO

sexta-feira, 14 de novembro de 2008


O Ceja Aliternetiva conta com a participação dos alunos em todas todas as atividades. E os funcionário estão a todo vopor para ajudar o gestor a organizar o Centro.

terça-feira, 8 de julho de 2008







Nos dias 03 e 04/07/2008, foi realizada a Festa Julina da escola Alternativa, digo CEJA Alternativo. Foi muito legal, contamos com a participação de comunidade e dos funcionários, que se divertiram pra vale, ate casamento com direito a padre e tudo mais que imaginar.








quinta-feira, 19 de junho de 2008




Você sabe o que é análise de conjuntura?? Digamos que é...


"A análise de conjuntura é uma mistura de conhecimento e descoberta, é uma leitura especial da realidade e que se faz sempre em função de alguma necessidade ou interesse. Nesse sentido, não há análise de conjuntura neutra, desinteressada: ela pode ser objetiva, mas estará sempre relacionada a uma determinada visão do sentido e do rumo dos acontecimentos".


quinta-feira, 12 de junho de 2008



Só por hoje ...

Hoje não dá pra dizer

O que dizemos nas brigas,

Nem dar atenção a intrigas

Que venham nos abater.

Hoje não dá pra falar dos defeitos que enxergamos,

Dos outros que nós amamos, nem podemos comparar.

Hoje provamos da paz, deixamos danos largados.

Ressentimento fugaz

Mandamos para outros lados.

Vivamos o que nos traz

O Dia dos Namorados!

quarta-feira, 28 de maio de 2008

COMO ESTÁ A COMUNICAÇÃO NO CEJA ALTERNATIVO?



Por falar em comunicação, vamos dar exemplo de como podemos ser claros em nossas comunicações.

Todo mundo sabe que para comunicar é preciso falar ou escrever. É verdade que existem outras formas de linguagem, como a linguagem corporal, a do teatro, a da música e outras mais. Mas, no dia-a-dia, a forma de linguagem mais conhecida se concretiza em palavras, faladas ou escritas. As palavras são as portas de entrada da nossa comunicação. Sim, podem ser portas. Mas, uma porta pode estar aberta ou trancada. Pior ainda, as palavras, mais do que portas trancadas podem ser uma parede, um muro ou uma verdadeira muralha para impedir a entrada de quem quer que seja. Para impedir a compreensão da nossa mensagem.
A compreensão de uma frase é inversamente proporcional ao seu tamanho. Quanto mais longa a frase, mais difícil é sua compreensão. Quanto mais longa, mais gente desistirá de lê-la e ficará no meio do caminho. É possível dividir cada frase longa em duas, quatro ou cinco frases.
Tudo isso sem cair no erro de empobrecer, de “nivelar por baixo”. Ao contrário, facilita-se a compreensão, sem deixar de lado nenhum conceito. Simplesmente clareia-se o que era incompreensível.

domingo, 25 de maio de 2008

Os Seminários e Cursos que participamos em Cuiabá, são de grande valor intelectual no que se diz respeito as metodologias do Ceja, mas são também de grande valor nutritivo. Veja só o café da manhã.

sexta-feira, 4 de abril de 2008



ESCOLA ALTERNATIVA
UMA ESCOLA CIDADÃ

A Escola Estadual Alternativa é uma escola especial por atender exclusivamente alunos Jovens e Adultos. Hoje a escola conta com aproximado 1800 alunos matriculados, o que demonstra a responsabilidade e a importância do trabalho desenvolvido com a EJA.
Esta clientela, historicamente marginalizada encontra nesta escola um ambiente favorável para o resgate de sua cidadania através da construção de conhecimentos úteis para sua vida pessoal e do mundo do trabalho.
Os alunos da EJA, em sua maioria trazem para escola uma carga negativa de preconceitos e frustrações em experiências vivenciadas.
É notório que um dos fatores para superação destas frustrações e o resgate da auto-estima destes alunos se dá pelo envolvimento em atividades/projetos integradores e que tenham significado para suas vidas. Desta forma a participação e integração dos alunos em atividades diversificadas é fator essencial para romper barreiras de preconceitos, elevando a auto-estima e a capacidade de produzir mais e melhor.
Esta Escola tradicionalmente vem desenvolvendo três grandes projetos que dão suporte as diferentes áreas, fazendo abordagem aos temas transversais presente no dia a dia destes alunos-cidadãos.

A EscolaEstadual Alternativa em 2008 passa por um redimencionamento do qual será denominado: "CEJA Alternativo" Centro de Educação de Jovens e Adultos.

1) Projeto Meio Ambiente – Tendo como “carro chefe” a área de Ciências Naturais, este projeto se desdobra em sub-temas que são estudados pelos alunos e orientados pelos professores e apresentados em uma grande feira artística/cultural. Muitas ações foram realizadas a partir deste projeto: distribuição de sacolinhas coletoras para motoristas, distribuição de mudas de árvores, conscientização dos feirantes sobre utilização de agrotóxicos, distribuição de mudas de plantas medicinais, compostagem lixo orgânico, campanha de arrecadação de lixo altamente poluente (garrafas peti e plástico branco), divulgação de matéria nos meios de comunicações, legislação ambiental, coleta seletiva de lixo, campanha de verificação qualidade da água em poços comuns – cisternas, caminhada ecológica.

Projeto Festa do Folclore (FESFOLA) – Conta com o envolvimento de todos e busca resgatar, valorizar a cultura e tradições a partir dos alunos, atingindo a comunidade, estados, regiões e país. A área de Ciências Sociais toma a frente neste Projeto. Após o estudo/pesquisa foram realizadas atividades de degustação de iguarias, pratos típicas, bebidas das diversas regiões brasileiras. Houve grande envolvimento e diversidade de pratos típicos. No encerramento do projeto aconteceram apresentações artísticas/culturais em que a Comunidade participou ativamente.



Projeto Semana Literária – O projeto da Semana Literária, cujo projeto ganha suporte dos profissionais da área de Linguagem. Durante o período que antecede a culminância são desenvolvidas atividades de pesquisa, gincanas, mural para recados – poesias e tantas outras atividades. No fechamento do Projeto será mostrado à Comunidade, através de apresentações artísticas e culturais uma síntese do conhecimento referente ao tema estudado.

Na noite do dia 20 de novembro de a Escola Estadual Alternativa, que atua na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, promoveu um grande encontro para reflexão sobre a descriminação da raça negra através dos tempos no Brasil e no mundo.
Várias apresentações artísticas/culturais abrilhantaram o evento,arrancaram aplausos da platéia e o sucesso foi garantido.
É importante salientar o envolvimento e dedicação de toda equipe escolar: alunos, professores, funcionários, direção, coordenação e colaboradores da comunidade.
O grande apoio dos meios de comunicações, tem sido fundamental para o sucesso dos eventos e importante instrumento para divulgação dos trabalhos realizados pela Escola Alternativa.

Equipe de Educadores comemoram o sucesso do Evento
Grupo de Dança da Eascola